terça-feira, abril 03, 2007

Ex-citações

A citação é uma espécie de transfusão de responsabilidade das nossas acções para as palavras de outro. Essoutro é normalmente alguém que trata a fama por tu e cujas conclusões são muito mais permeáveis ao escrutínio da crítica pública.

Já desde tenra idade que recorro a esse método. Quando por exemplo me davam uma tarefa para cumprir em que esta extravasava largamente as minhas competências, havia sempre o cuidado de me instruirem no fim: "Diz que fui eu que disse". Do outro lado alguém iria estranhar ao ver-me a fazer fosse o que fosse, já que eu nunca fui muito desses que fazem o que fazem, e então, se me perguntassem algo para além do que eu sabia, a coisa resolvia-se com um simples "Foi ele que disse". E era remédio santo.

Era, porque nos entretantos este método deixou de funcionar e vá-se lá saber porquê, agora todos me responsabilizam pelo que eu faço. Logo agora que isso vinha mesmo a jeito. Como se isso não bastasse, a responsabilidade pessoal não termina no que se faz, pelo contrário, ramifica-se como uma metástase até mesmo ao que fica por fazer. Os bons velhos tempos da infância já lá vão e o que nos resta é a esperança de encontrar o mesmo consolo lá nos confins da vida, quando estivermos aconchegados nos braços maternos da senilidade à espera do toque de saída para o recreio. Até lá, esperam-nos todas essas quotidianidades que nos impedem de gozar a vida ao mesmo tempo que são no fundo, a nossa única forma de o fazer. Enfim, tudo muda... se por "tudo" entenderem nada e por "muda" entenderem muda sim senhor mas é só às vezes e quando menos interessa.

"How can I think, or edge my thoughts to action,
When the miserly press of each day's need
Aches to a narrowness of spilled distraction
My soul appalled at the world's work's time-greed?
How can I pause my thought upon the task
My soul was born to think that it must do
When every moment has a thought to ask
To fit the immediate craving of its cue?
The coin I'd heap for marrying my Muse
And build our home i'th' greater Time-to-be
Becomes dissolved by needs of each day's use
And I feel beggared of infinity,
Like a true-Christian sinner, each day flesh-driven
By his own act to forfeit his wished heaven."


Fernando Pessoa in 35 sonnets (1918)

Foi ele que disse...